Eleição e posse do Conselho Previdenciário

Um dos fatos que marcou o ano de 2021, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, ocorreu em 11 de novembro. A eleição para o Conselho Previdenciário, órgão deliberativo superior do IPMB responsável em conduzir as decisões referentes ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), mobilizou servidores municipais, aposentados e pensionistas que foram aos sete pontos de votação na capital paraense escolher entre duas chapas concorrentes no pleito eleitoral. A eleição contou ainda com urna itinerante nas Agências Distritais de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Ao final do dia, a chapa 1 venceu as eleições com maioria dos votos. Uma comissão eleitoral formada por servidores do IPMB foi a responsável por cada etapa do processo de eleição.

Nesta eleição, houve um aumento praticamente três vezes superior à quantidade de votantes nas eleições do órgão deliberativo ocorridas em 2016. “Foi um reconhecimento do servidor público municipal de Belém, de seu protagonismo, enquanto sujeito de direitos e integrante das políticas públicas de Governo. Isso só reforça o espírito participativo e democrático da gestão municipal”, ressaltou a presidente do IPMB, Edna D’Araújo.

POSSE

Em 14 de dezembro, o prefeito de Belém, Edmílson Rodrigues, deu posse aos novos conselheiros titulares e suplentes que terão mandatos de quatro anos. O Conselho conta com 12 membros, dos quais três são representantes do Poder Executivo Municipal; um representante do Poder Legislativo Municipal; seis servidores municipais efetivos (três titulares e três suplentes) e dois representantes dos aposentados e pensionistas (um titular e um suplente). Logo após a posse, foi realizada a primeira Reunião Extraordinária do Conselho.

ipmb #conselhoprevidenciário #retrospectiva2021