Capacitação qualifica profissionais do IPMB em projetos sociais

Promover a qualificação dos profissionais de Serviço Social para viabilizar novos projetos voltados à educação previdenciária com foco na qualidade de vida dos (as) segurados (as) da Previdência Municipal de Belém. Com esse objetivo, assistentes sociais do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) participaram, nesta terça-feira (14), de capacitação sobre elaboração de projetos sociais. A atividade foi ministrada pelo professor universitário e pesquisador Marcel Theodoor Hazeu, na sede da entidade previdenciária. Atualmente, a Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB desenvolve três projetos sociais que visam à educação previdenciária dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas do município de Belém – “A Previdência É Nossa”, “Sala de Espera” e “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”.

Essas ações estão relacionadas tanto à democratização de dados atuais das receitas e despesas da Previdência Municipal com os servidores, quanto à realização de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida dos segurados do RPPS, por meio da promoção da saúde, prevenção de doenças, educação financeira, planejamento e envelhecimento ativo. “É importante qualificar os profissionais que planejam e executam os projetos, com a capacidade de identificar as demandas institucionais e contribuir para a resolução das mesmas”, destaca a assistente social Gisele Batalha, chefe da Seção.

Na prática, ressalta ela, os conhecimentos adquiridos serão aplicados na adequação e melhoria dos atuais e dos futuros projetos. Além de ministrar a capacitação atendendo a convite da assistente social do IPMB, Débora Ribeiro, Hazeu conheceu mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto. “Esperamos contribuir com a equipe quanto às atribuições desenvolvidas no âmbito da Previdência de Belém, no desenvolvimento dos projetos”, destacou o professor. Estiveram também na capacitação as assistentes sociais Andréa Nascimento, Brena Silva e Heloísa Pinto.