Servidores efetivos conhecem mais sobre a Previdência Municipal

Servidores públicos efetivos do município de Belém participaram, nesta quarta-feira (15/06), da programação do projeto A Previdência É Nossa, organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Realizado no auditório do NIED (Núcleo de Informática Educativa), no bairro de Batista Campos, o encontro reuniu profissionais lotados no Gabinete do Prefeito, Promaben (Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova) e Secont (Secretaria de Controle, Integridade e Transparência). Na ocasião, eles assistiram às palestras em que foram compartilhadas informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sistema de previdência próprio de servidores titulares de cargos efetivos para assegurar o pagamento de suas aposentadorias e das pensões por morte de seus dependentes.

Foi o nono encontro do projeto iniciado em abril deste ano com objetivo de levar a educação previdenciária aos servidores efetivos das secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém. A abertura do evento foi realizada pela presidente do IPMB, Edna D’Araújo, que fez a saudação aos servidores presentes no evento. Em seguida, as palestras foram realizadas inicialmente com um breve histórico sobre o surgimento do IPMB realizada pela diretora do Departamento de Previdência do Instituto, Rosa Claudia Pereira. A presidente Edna D’Araújo mostrou aos servidores públicos dados atualizados da Previdência Municipal, em que puderam tomar conhecimento sobre despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento das aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, entre outras informações.

Um vídeo sobre o aplicativo de celular Meu RPPS, ferramenta tecnológica que disponibiliza diversos serviços aos servidores municipais, aposentados e pensionistas, foi apresentado no final do encontro. “Queremos, com esse projeto, fazer o servidor se apoderar das informações da Previdência. Ela é nossa”, destacou Edna D’Araújo. Auxiliar administrativo no Gabinete do Prefeito, Márcio Uchoa avaliou positivamente a iniciativa do projeto A Previdência É Nossa. “Tive esclarecidas muitas dúvidas sobre Previdência. Estava precisando de algumas das informações que ainda não tinha”, destacou. As palestras do Projeto A Previdência É Nossa irão prosseguir, na próxima semana, com outros servidores efetivos da administração municipal de Belém.