Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB recebe integrantes do NAST/SEMEC

Tornar mais efetivos os encaminhamentos de servidores da educação municipal que necessitam realizar perícia médica e acolhimento psicossocial no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém. Com esse objetivo, profissionais da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB reuniram-se com integrantes do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST) da Secretaria Municipal de Educação de Belém – SEMEC, na sede da instituição previdenciária, nesta segunda (21). 

Pelo IPMB, estiveram na reunião as assistentes sociais Gisele Batalha, chefe da Seção; Andréa Nascimento, Brena Silva, Débora Ribeiro e Heloísa Pinto, e o psicólogo Ryan Espírito Santo. Pela SEMEC, participaram o professor Jorge Gama, coordenador do NAST, e a assistente social Luciete Almeida, integrante do Núcleo. O NAST é a unidade responsável pela promoção e prevenção da saúde dos servidores municipais da Secretaria. 

De acordo com Gisele Batalha, o encontro serviu para alinhar os atendimentos dos casos de servidores atendidos inicialmente no NAST e depois encaminhados ao IPMB, para passar por perícia médica, visando obter licença-saúde, readaptação profissional, entre outros. A Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB tem por funções realizar acompanhamentos sociais e avaliação psicológica dos servidores que estão em processo de licença saúde junto à Coordenadoria de Perícia Médica e Social. 

“Nesse caso, os atendimentos são realizados por meio do encaminhamento à perícia médica, sendo possível ainda serem encaminhados pelo órgão de origem ou demanda espontânea em casos específicos”, detalha Gisele Batalha. Além disso, a equipe psicossocial emite relatórios técnicos para subsidiar avaliações periciais e decisões jurídicas; efetua o acompanhamento do processo de readaptação funcional do servidor em sua nova atividade laboral, entre outras finalidades.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: