Projeto Sala de Espera informa aposentados e pensionistas sobre seus direitos

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), lançou na manhã desta quinta-feira, 2, o Projeto Sala de Espera. O aposentado Jacy Corrêa, 67 anos, foi um dos segurados do  IPMB que participou do evento, ocorrido nesta quinta-feira, 2. Para ele, as informações repassadas são essenciais a todos os aposentados e pensionistas, pois irão beneficiar quem não tem conhecimento de como funcionam os serviços do órgão municipal. “Com esse Projeto, as pessoas vão ficar sabendo de seus direitos”.

O objetivo do Sala de Espera é acolher e orientar aposentados e pensionistas do município de Belém em um espaço de divulgação de informações e esclarecimento de dúvidas sobre Previdência Social. Quem esteve no prédio do Instituto, na Av. Almirante Barroso, participou de uma manhã especial. A programação organizada pelo Serviço Social do Instituto acolheu e orientou os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) sobre os serviços oferecidos pelo órgão municipal.

A equipe, formada pelas assistentes sociais Gisele Batalha, Brena Silva, Andréa Nascimento e Heloísa Pinto, recepcionou os segurados na sala da Seção de Atendimento Previdenciário, onde foram repassadas orientações sobre  recadastramento, atualização cadastral e realização da Prova de Vida por meio do aplicativo Meu RPPS. Na ocasião, os segurados fizeram perguntas e apresentaram sugestões para melhorar o atendimento no órgão e foram convidados a saborear um café da manhã.

Segundo a chefe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, Gisele Batalha, a ação possibilitou avaliar as necessidades de acesso às informações sobre os direitos sociais e previdenciários que as pessoas precisam saber, porque “embora sejam necessárias, muitos dos nossos segurados as desconhecem”. Ela salientou que promover um atendimento humanizado é uma das metas do projeto.

O Sala de Espera conta com um calendário de atividades previstas para o ano de 2022 sobre atualização cadastral; educação previdenciária; benefícios previdenciários; aplicativo Meu RPPS, além de serviços ofertados na rede socioassistencial; violência e maus-tratos contra idosos; reforma da Previdência; importância da rede de apoio à família e comunidade, entre outros temas. A programação vai contar com programações especiais alusivas ao Dia do (a) Aposentado (a), em 24 de janeiro, e ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 3 de outubro.