Projeto promove ações de saúde e bem-estar da pessoa idosa

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta quinta-feira (25), programação voltada à saúde e ao bem-estar da pessoa idosa. A ação faz parte do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria” que visa desenvolver ações educativas, para contribuir com a qualidade de vida e criação de novos projetos de segurados (as) da Previdência Municipal de Belém. Na ocasião, aposentados/as, pensionistas e servidores efetivos próximos de ingressar na aposentadoria receberam orientação nutricional e atendimentos preventivos de saúde por profissionais do Programa de Hipertensão e Diabetes (PROHID), do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB).

A programação ocorreu na sala da Seção de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI), no IASB. Além dos atendimentos, os segurados (as) do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) assistiram a um vídeo sobre o processo de envelhecimento e deram suas opiniões sobre o tema. Segundo a assistente social Gisele Batalha, chefe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, os participantes do projeto realizaram medições de pressão arterial e Glicemia pela enfermeira Osenete Carvalho e pela técnica em enfermagem Natália Lima, que atuam no IASB.

Já a nutricionista Karla Alcântara, do IASB, prestou orientações nutricionais aos segurados, que tiraram dúvidas, em especial, sobre alimentação. Houve ainda atendimentos psicossociais, realizados pela assistente social Heloisa Pinto e pelo psicólogo Ryan Espírito Santo, do IPMB, e entrega de materiais informativos, entre eles, o Estatuto da Pessoa Idosa. “Acredito que são importantes ações desse tipo para que eles possam ver na prática quais cuidados precisam ter com a saúde, a partir de orientações direcionadas aos seus modos de vida”, explica Gisele Batalha.

A segurada Regina Salomão, 55 anos, aproveitou a ocasião para verificar a pressão arterial e foi surpreendida com o resultado. “Minha pressão deu alta hoje – 15/7. Fui orientada a procurar um médico para fazer um exame minucioso. Sempre que tenho oportunidade procuro fazer exames preventivos, porque o melhor remédio na nossa vida é a prevenção”, comentou. A aposentada Elza Santiago, 71 anos, aproveitou a ação para verificar a saúde, pois tem diabetes. “Para mim, a programação foi muito válida”, festejou.