Previdência Municipal atua para rentabilizar recursos financeiros do RPPS

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, está atuando para rentabilizar os recursos financeiros do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém, destinados ao pagamento de proventos (aposentadorias e pensões por morte). Para tanto, os membros do Comitê de Investimentos (Cominvest), órgão de assessoramento da Presidência do IPMB, têm se reunido rotineiramente com representantes de instituições financeiras, para conhecer produtos e serviços disponíveis no mercado. O objetivo é avaliar oportunidades novas de investimentos, com segurança e menos riscos.

Responsável pela definição da política de investimentos e distribuição dos fluxos de recursos financeiros do Instituto, o Cominvest busca alcançar a chamada meta atuarial (estimativa de desempenho que os investimentos feitos pelo plano de previdência devem alcançar para que consiga cumprir com os pagamentos de benefícios).

Segundo Fernando Leite, coordenador do Comitê de Investimentos do IPMB, uma das responsabilidades do órgão é estabelecer diálogos com entidades financeiras, ouvir propostas de instituições interessadas em atuar com o RPPS de Belém e avaliar aquelas que possam oferecer aos segurados da Previdência Municipal os melhores serviços disponíveis no mercado.