Portal da Perícia Médica vai modernizar serviços da autarquia municipal

Como parte do processo de implantação do Portal da Perícia Médica, servidores públicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém reuniram-se para alinhamento de atividades visando a utilização da nova ferramenta tecnológica. Na ocasião, a equipe da Coordenadoria de Perícia Médica e Social (CPMS) conheceu as funcionalidades da tecnologia, esclareceu dúvidas e deu sugestões referentes às rotinas das atividades desempenhadas no setor. A reunião teve à frente o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB, Dhony Vale, e contou com servidores que atuam na Perícia Médica e Seção de Acompanhamento Psicossocial, além da chefa da Procuradoria Jurídica (Projur), Valeria Fidéllis.

O objetivo da implantação da nova ferramenta tecnológica é modernizar os serviços prestados pela autarquia municipal aos/as segurados/as (servidores concursados da ativa, aposentados e pensionistas) do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O Portal da Perícia Médica é um sistema digital acessado pela Internet para possibilitar a gestão dos atendimentos de perícia médica e social com mais agilidade.

Dessa forma, os médicos peritos, assistentes sociais e psicólogos do IPMB responsáveis pelo acompanhamento dos segurados durante o tempo de atendimento dos mesmos, para avaliação de capacidade física e mental para o trabalho. Os profissionais atuam na constatação da incapacidade temporária ou definitiva (aposentadoria) para exercício das atividades laborais de servidores públicos, mediante avaliação psicológica e social, e emissão de relatórios que subsidiam avaliações periciais e decisões da Procuradoria Jurídica do Instituto.

MODERNIZAÇÃO A perícia médica é responsável também por indicar a readaptação funcional e pela emissão de Licença-Saúde e/ou Parecer Técnico para reversão e reintegração de servidor público ao trabalho. A nova ferramenta conta com a digitalização de documentos fornecidos pelos servidores municipais para fins de Perícia Médica, por meio de equipamento de scanner. Os arquivos agora passam a ser inseridos no sistema para a emissão de laudos, fichas de acompanhamento, atestados psicológicos, de modo digital. Todos os documentos são assinados eletronicamente pelos assistentes sociais, psicólogos e médicos peritos.