O que você procura?

Oficina ajuda servidores do IPMB na criação de hábitos de autocuidado em Saúde Mental

Servidores públicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) participaram, nesta quarta-feira (22), no miniauditório do subsolo do prédio-sede, de uma oficina voltada à criação de hábitos de autocuidado com a Saúde Mental. Promovido pelos psicólogos Ryan Espírito Santo e Erika Aviz, do Setor de Psicologia da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, o encontro proporcionou exercícios e orientações aos profissionais da entidade previdenciária sobre como lidar com o tema.

Na oficina, os servidores assistiram à exposição do assunto e puderam participar de exercícios, como o estudo de dois casos clínicos de adoecimento mental ou sofrimento e apresentaram sugestões de como as redes familiar e social podem atuar em cada caso, sobre rotinas que podem contribuir para o desenvolvimento da saúde mental e encaminhamentos para solucionar os problemas. “Trabalhamos em dois aspectos (na oficina). O da prevenção da saúde mental por meio da criação de hábitos e ações no dia a dia e como lidar com os pensamentos e sentimentos difíceis”, explica Ryan Espírito Santo.

A saúde mental é uma questão cada vez mais preocupante no Brasil, considerado um dos países com maior índice em casos de depressão no mundo. Dados mostram que a incidência atual da doença varia entre 3% a 11% da população. “Grande parte dos profissionais brasileiros sofre de ansiedade, depressão ou de outros problemas psicológicos que comprometem a qualidade de vida”, ressaltou a assistente social Gisele Batalha, titular da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB. A programação é parte do cronograma de ações da Seção de Acompanhamento Psicossocial elaborado para o ano de 2022, para abordar o tema Saúde Mental junto aos servidores e assim contribuir para a prevenção das doenças mentais junto aos profissionais.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas:
Skip to content