O que você procura?

IPMB realiza digitalização de processos físicos

Novas tecnologias estão fase de desenvolvimento ou já foram implantadas no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém para modernizar os serviços prestados pela autarquia municipal. O IPMB é responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sistema de previdência social garantidor da concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores públicos municipais e de pensão por morte aos seus dependentes. Entre essas inovações tecnológicas está o sistema Mitra para armazenamento de arquivos gerados a partir da digitalização de documentos físicos. Entre esses processos físicos que passam atualmente por digitalização estão os armazenados no arquivo-morto da Seção de Perícia Médica, como prontuários em geral.

A nova ferramenta tecnológica vai contar com um campo específico para armazenar documentos da Seção de Perícia Médica digitalizados. “Esses arquivos físicos estão armazenados em pastas do tipo A a Z, localizadas em um consultório no Instituto, onde existem processos físicos ocupando espaços por cerca de 20 anos. Apenas nesse local, existem mais de dois mil processos armazenados. Muitos desses processos são de pessoas já falecidas”, especifica Dhony Vale, titular do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB. Apenas a Seção de Perícia Médica tem, ao todo, mais de 12 mil processos físicos arquivados.

Em outro setor do IPMB, o Departamento de Previdência, 5 mil documentos físicos serão digitalizados e, desse modo, não precisarão mais ficar armazenados nas salas do setor. “São memorandos, ofícios e alguns processos administrativos”, detalha Dhony Vale. Ele ressalta que os documentos físicos, após serem digitalizados, já serão inseridos e organizados no ambiente virtual do sistema Mitra.

Belém Inteligente – A nova ferramenta é parte do programa Belém Inteligente, lançado pela Prefeitura Municipal no dia 3 de junho. O programa tem a missão de sistematizar o conjunto de ações que apresentam Belém como a cidade da inovação. Na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues na Prefeitura de Belém, essa inovação tecnológica inteligente inclui políticas públicas, inclusão social, participação cidadã e combate às mazelas que a afetam a humanidade. A atual gestão do IPMB está investindo em novos recursos tecnológicos, alguns já foram implantados no IPMB e outros estão sendo desenvolvidos pelo NUTI.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas:
Skip to content