O que você procura?

IPMB prossegue processo para certificação no Pró-Gestão

Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém estiveram em reunião, nesta quinta-feira (16), por videoconferência, com representantes da empresa contratada pela entidade previdenciária para prestar consultoria referente ao processo de certificação nível 2 do Pró-Gestão (Programa Nacional de Certificação Institucional de Governança Corporativa). Os representantes da empresa prestaram orientações e esclareceram dúvidas sobre o plano de trabalho que visa atingir as metas exigidas para que o Instituto obtenha a certificação.

Presidido pela titular do IPMB, Edna D’Araújo, e pelo diretor do Núcleo Setorial de Planejamento (NUSP), Marvyn Valente, o encontro contou com a presença de servidores das áreas de arrecadação, investimentos, benefícios previdenciários e tecnologia da informação. Na ocasião, os profissionais da Previdência Municipal de Belém foram orientados sobre a definição de mapeamentos visando elaborar fluxogramas de trabalho em cada setor. O Pró-Gestão visa à modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS – no país.

Como procedimento para melhoria da gestão, por meio da avaliação e estudo dos processos da organização, a certificação do Pró-Gestão pressupõe diagnóstico detalhado, por meio do mapeamento e análise dos processos em trâmite na Instituição, e posterior modelagem, para melhorar os fluxos existentes, pela introdução de padrões de qualidade. Após o mapeamento e modelagem dos processos, os mesmos devem ser normalizados, de acordo com padrões predefinidos de qualidade, desempenho (a partir de metas definidas) e reprodutibilidade. “Já temos um plano estratégico, com a definição das metas, responsáveis e prazos para implantação das ações correspondentes ao respectivo nível de aderência ao Pró-Gestão”, explica Marvyn Valente.

A presidente do IPMB ressalta que os objetivos passam não só pela modernização, mas também fazer com que o Instituto alcance parâmetros de excelência em Governança Corporativa. “É um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas voltadas à melhoria do nosso RPPS”, detalha Edna D’Araújo. Parte das metas exigidas no Pró-Gestão para obtenção da certificação já foram alcançadas pelo IPMB, entre as quais, a criação da Transparência no site institucional; o desenvolvimento de novos sistemas tecnológicos e a elaboração de atividades voltadas à educação previdenciária.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas:
Skip to content