IPMB promove roda de conversa sobre saúde mental e relações de trabalho

O projeto Roda de Conversa do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) reuniu, nesta sexta-feira (10/09), servidores municipais do órgão municipal para conversar sobre saúde mental e relações de trabalho. Por meio de uma dinâmica que possibilitou o diálogo entre eles, a atividade contou com as presenças de servidores que trabalham na Coordenadoria Financeira e Contábil do instituto. Um dos temas abordados, durante o encontro, foi a atenção com a saúde mental e a identificação de problemas psicológicos que podem afetar a vida profissional.

O projeto é coordenado pela equipe do Setor de Psicologia da Seção de Acompanhamento Psicossocial do órgão municipal. Os psicólogos Erika Aviz e Ryan Espírito Santo expuseram sobre o tema e depois ouviram a cada um dos participantes. “Eles salientaram a importância de terem espaços mais frequentes como esse para serem ouvidos, de modo a prevenir a possibilidade de doenças mentais e, como consequência, os constantes afastamentos do trabalho”, frisou Erika Aviz.

Para a contadora Cleize Costa, da Coordenadoria Financeira e Contábil (CFC), as rodas de conversa são muito importantes, pois ajudam a fortalecer o relacionamento com os colegas de trabalho e valorizam o profissional. “Nos sentimos acolhidos e valorizados com esta iniciativa da administração do Instituto que está de parabéns em trabalhar a valorização do servidor”, avalia.

O projeto Roda de Conversa atende as diretrizes de governo participativo, inclusivo e democrático e faz parte da política de valorização do servidor público que é acompanhada pela administração do IPMB. Entre as ações desenvolvidas pelo setor de Psicologia em atenção à saúde mental, está o Plantão Psicológico, que presta atendimentos psicológicos de urgência aos servidores públicos do IPMB. Iniciadas no mês de julho deste ano, as Rodas de Conversa serão realizadas até o final deste ano, para atingir a todos os servidores do IPMB.