IPMB leva projeto de educação previdenciária a servidores da ADIC

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) promoveu programação do Projeto “A Previdência É Nossa”, nesta sexta-feira (25), na Agência Distrital de Icoaraci, em Belém. Servidores públicos efetivos da ADIC reuniram-se, na sede da administração do distrito, onde receberam informações e esclarecimentos sobre o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do município. O projeto faz parte do Planejamento Estratégico do Instituto para difundir a educação previdenciária aos servidores das Secretarias, Fundações e Autarquias municipais. Após a abertura do evento, realizada pela assistente social do IPMB, Heloisa Pinto, que falou da dinâmica do Projeto, as informações previdenciárias foram apresentadas em duas palestras.

A primeira foi realizada pela coordenadora previdenciária do Instituto, Silvia Salazar, que apresentou breve histórico do surgimento da Previdência Municipal, desde a década de 1960, com o antigo Montepio dos Servidores Públicos do Município de Belém, até o ano de 2018, com a criação do atual IPMB. Em seguida, o diretor do Núcleo Setorial de Planejamento da instituição previdenciária, Marvyn Valente, apresentou informações sobre segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, Financeiro e Previdenciário) e mostrou números atualizados das finanças do RPPS. Entre os dados, gastos com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; valores arrecadados para pagamento dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte; aporte financeiro do ente municipal; quantitativo de segurados, entre outros.