IPMB leva informações da Previdência Municipal à Seurb

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, realizou programação do Projeto “A Previdência É Nossa”, nesta quinta-feira (02/03), na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), no bairro de Nazaré. Foi o 24º encontro promovido pela autarquia municipal, dentro do projeto iniciado em abril do ano passado, para levar a educação previdenciária a servidores e servidoras efetivos (as) das secretarias, fundações e autarquias de Belém. O evento contou com presenças de servidores municipais da Seurb, da Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus). Coordenada pela presidente do Instituto, Edna D’Araújo, a equipe do IPMB foi recepcionada pelo diretor geral da Seurb, Erickson Barbosa, em nome do secretário Deivison Alves.

Após abertura da ação pela assistente social do IPMB, Gisele Batalha, coordenadora da comissão organizadora dos encontros, a presidente Edna D’Araújo apresentou aos servidores informações sobre a Previdência Municipal de Belém, desde suas origens na década de 1960, com a criação do antigo Montepio dos Servidores Municipais de Belém, e as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

Em seguida, foram compartilhados os dados previdenciários atualizados do Regime Próprio de Previdência Social (PPPS) sobre as receitas e despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento dos benefícios, aporte financeiro do ente municipal, entre outros números. “Para o IPMB, é muito importante democratizar as informações da Previdência, pois os servidores têm direito de saber o destino de suas contribuições previdenciárias”, destacou Edna D’Araújo. O advogado Sebastião Batista, consultor jurídico da Câmara Municipal, participou do evento a convite da presidente do Instituto.