IPMB lança Edital de Credenciamento de Instituições Financeiras

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), anunciou, nesta sexta-feira (26), o lançamento do edital para credenciar Instituições Financeiras responsáveis por fundos de investimentos destinados à aplicação de valores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Por meio do processo de credenciamento, apenas instituições previamente selecionadas e credenciadas estarão habilitadas a receber recursos financeiros a serem investidos pela Previdência Municipal.

Para participar do processo de seleção e credenciamento, as instituições candidatas deverão apresentar documentos obrigatórios, nos quais são exigidas informações institucionais que devem obedecer a critérios citados no edital. As instituições deverão formalizar pedido de credenciamento por mensagem via e-mail atendimento@siru.com.br, com pedido de login e senha de acesso à plataforma eletrônica Siru. Podem participar do processo instituições, que atuem na gestão e administração de Fundos de Investimentos, regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e/ou pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Os documentos apresentados pelas instituições interessadas serão avaliados pelo Comitê de Investimentos (Cominvest) do IPMB. “O credenciamento deverá estar relacionado à boa qualidade de gestão, ao ambiente de controle interno, ao histórico de experiência de atuação, à solidez patrimonial, ao volume de recursos sob administração, à exposição a risco reputacional, ao padrão ético de conduta e à aderência da rentabilidade de indicadores de desempenho e a outros destinados à mitigação de riscos e ao atendimento aos princípios de segurança, proteção e prudência financeira”, ressalta Fernando Leite, coordenador do Cominvest/IPMB.

PARA LER O EDITAL DE CREDENCIAMENTO, CLIQUE EM: https://ipmb.belem.pa.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/IPMB-RPPS-Edital-de-Credenciamento-Copia.pdf