IPMB e Câmara estreitam relações para fortalecimento da Previdência Municipal

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém esteve presente, nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Belém. Na ocasião, a presidente da autarquia municipal, Edna D’Araújo, reuniu-se com o presidente da casa legislativa, vereador John Wayne, para estreitar laços institucionais visando o fortalecimento da Previdência Municipal de Belém no trato de questões previdenciárias. No encontro, a presidente Edna D’Araújo prestou informações ao vereador sobre a gestão previdenciária do Município de Belém.

Além da presidente do IPMB, participaram da reunião pelo Instituto, a chefe da Procuradoria Jurídica, Valéria Fidéllis, e a diretoria do Departamento de Previdência, Rosa Cláudia Pereira. Os vereadores Márcio Santos, Blenda Quaresma, Túlio Neves e Renan Normando também participaram do encontro. Na reunião, a presidente Edna D’Araújo solicitou ao vereador empenho pessoal para que os servidores e servidoras efetivos (as) da casa legislativa realizem o Censo Previdenciário, cujo prazo de encerramento é 16 de maio de 2023.

Outra pauta debatida foi acerca de realização de audiência pública com servidores municipais, com vistas ao Pró-Gestão, que é a certificação institucional conferida pelo Ministério do Trabalho e Previdência para reconhecimento de boas práticas previdenciárias. Na oportunidade, o presidente da Casa garantiu o plenário para ocorrência da mesma.

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Edna D’Araújo destacou ações realizadas pelo Instituto, como o Projeto “A Previdência É Nossa”, que em 22 de novembro de 2022, teve programação realizada na Câmara. Na ocasião, servidores efetivos da CMB assistiram às palestras visando compartilhar informações atualizadas sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e esclarecer dúvidas sobre a Previdência. Os servidores efetivos da Câmara contribuem para o RPPS de Belém, gerido pelo IPMB, responsável em assegurar os proventos aos aposentados e pensionistas do Poder Legislativo Municipal.

Para Edna D’Araújo, a reunião com os representantes da Câmara foi de grande importância para que o IPMB mantenha a proximidade de relações com o Poder Legislativo Municipal. “Estamos à disposição para novas tratativas referentes à Previdência Municipal”, destacou. O presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para tratar sobre questões afetas aos servidores do órgão legislativo, bem como prometeu, em breve, retribuir a visita ao IPMB.