IPMB destaca direitos da mulher em programação do Projeto Sala de Espera

Nesta terça-feira (07), o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) deu início à programação do Projeto Sala de Espera voltada ao mês dedicado às mulheres, em alusão ao dia 8 de março. Com o tema “Esta data deve ser sinônimo de luta pelo respeito e igualdade de direitos sociais”, a atividade contou com acolhimento e repasse de orientações ao público atendido na sala da Seção de Cadastro Previdenciário da autarquia municipal. Ao longo deste mês, o Projeto abordará temáticas relacionadas à prevenção e denúncia da violência contra a mulher.

As assistentes sociais Heloísa Pinto e Débora Ribeiro distribuíram materiais informativos sobre direitos da mulher; Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica e familiar; formas de violência; rede de apoio, endereços e contatos para denúncias. Para Heloísa Pinto, março é “o mês de comemorar as conquistas e também de dar continuidade às lutas diárias para garantirmos nosso direito à dignidade e cidadania”. Débora Ribeiro destacou, durante a ação, que o Dia Internacional da Mulher é uma data para comemorar o avanço das mulheres em vários espaços na sociedade, mas também para lembrar o quanto elas ainda são vítimas de violência.

“A luta passa pelas políticas públicas, mas a gente também pode fazer nossa parte, fazendo denúncia e orientando nossas colegas que, às vezes, nem percebem que sofrem algum tipo de violência, que não é só a forma física. A violência acontece também quando a mulher é impedida de ter suas relações sociais, de ter suas amizades, de ter a posse de seus documentos, de seu cartão de aposentadoria e de sua remuneração, tudo isso é tipificado como crime”, esclarece. O Projeto Sala de Espera visa socializar informações sobre direitos sociais e sobre a área previdenciária, por meio da divulgação de serviços e de orientações sobre direitos e deveres. Com início em dezembro de 2021, o projeto já atingiu mais de 1,4 mil pessoas, em especial, servidores municipais, aposentados e pensionistas atendidos no Instituto.