IPMB consolida iniciativas de educação previdenciária na gestão municipal

Em dois anos, a gestão do IPMB instituiu projetos voltados à educação previdenciária, para democratizar informações atualizadas da Previdência Municipal com os servidores efetivos; acolher e prestar orientações aos aposentados e pensionistas municipais, bem como contribuir com a preparação de ex-servidores efetivos para novos projetos de vida na aposentadoria. Um dos novos projetos instituídos é “A Previdência É Nossa”. Voltada à difusão de informações sobre o RPPS aos servidores efetivos, a iniciativa teve início em abril de 2022 e já resultou em 22 encontros, alcançando mais de 1,1 mil servidores públicos de Secretarias, Fundações e Autarquias da Prefeitura de Belém e da Câmara Municipal.

As ações do projeto irão prosseguir ao longo do próximo ano. “São projetos assim que precisam ser incentivados para ajudar a esclarecer cada vez mais o servidor”, festejou a servidora pública da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Francisca Maria Gomes dos Santos, 67 anos, após assistir à apresentação do projeto A Previdência é Nossa na sede do órgão municipal. Com 45 anos de serviços na Prefeitura de Belém, a agente de serviços urbanos, Marli Ribeiro do Nascimento, avaliou positivamente o projeto. “Foi ótima a programação, pois eu não tinha conhecimento de muitas das informações mostradas (pelo projeto), principalmente, sobre aposentadoria e direitos do trabalhador”, comentou.