O que você procura?

Dia Mundial de Combate ao Estresse destaca a importância da saúde mental

No Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado nesta quinta-feira, 23 de setembro, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) destaca a importância do cuidado com a saúde mental, em especial no atual cenário de pandemia, em que as demandas emocionais são cada vez mais presentes nas vidas das pessoas. No âmbito do serviço público, essa realidade não é diferente. Para tanto, o IPMB, por meio de sua Seção de Acompanhamento Psicossocial, vem atuando para garantir que os servidores do órgão sejam valorizados e tenham uma vida mais saudável. 

Uma das ações desenvolvidas é o Projeto Roda de Conversa que vem trabalhando, desde abril deste ano, a saúde mental em reuniões mensais com os servidores de cada setor do Instituto, para promover relacionamentos interpessoais harmônicos e saudáveis e permitir a conscientização e a reflexão do autocuidado de cada pessoa. O projeto já realizou quatro encontros no IPMB, abrangendo profissionais das áreas de Gestão de Pessoas, Serviços Gerais, Informática, Arquivo, Transporte, Jurídico e Finanças.

Nesta sexta-feira, 24/09, será a quinta reunião do ano, desta vez com servidores públicos lotados no Gabinete da Presidência, Núcleo Setorial de Planejamento e Protocolo. A psicóloga Erika Aviz, do Setor de Psicologia do IPMB, explica que são abordados diversos temas com os servidores nos encontros, como comportamentos e emoções que, muitas vezes, as pessoas não conseguem lidar em sua vida pessoal e que acabam levando para o meio profissional. “Ouvimos-los sobre como podem melhorar no ambiente profissional para fazê-los entender um pouco mais sobre saúde mental”, ressalta. 

O projeto também auxilia na prevenção da Síndrome de Burnout, que é o distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional e que tem como sintomas a exaustão extrema, o estresse e o esgotamento físico resultantes de situações de trabalho excessivo. “Uma das formas que temos de prevenir é disponibilizar atendimentos psicológicos, informações e encaminhamentos juntamente com outros projetos voltados à promoção do diálogo”, destaca a psicóloga. 

Ela acrescenta que os espaços de roda de conversas são muito importantes para abrir discussões e possibilitar aos servidores falarem, de vez em quando, sobre o que está acontecendo em suas vidas e assim possibilitar manter diálogo para contribuir com o trabalho e a própria vida das pessoas. O projeto é parte das atividades já desenvolvidas pelo Setor de Psicologia, voltadas à saúde mental do servidor público do IPMB, a exemplo do Plantão Psicológico, serviço telefônico implantado para prestar atendimentos psicológicos de urgência aos servidores públicos do Instituto.

Compartilhe esta notícia:
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Notícias relacionadas:
Skip to content