Aplicativo previdenciário permitirá aos servidores municipais agendar perícias médicas

A partir do próximo dia 1º de julho, todos os processos físicos de Perícia Médica, em tramitação no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), estarão digitalizados e poderão ser consultados por meio do Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (Sisprev/WEB). A novidade foi anunciada, nesta sexta-feira (24/06), durante reunião realizada na sede da instituição previdenciária. Ainda durante o encontro, foram apresentadas novas funcionalidades do aplicativo Meu RPPS. Implantado há pouco mais de um ano no Instituto, o aplicativo de celular possibilita acesso a diversos serviços online aos servidores municipais efetivos e aos aposentados e pensionistas beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Presidido por Dhony Vale, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto, o encontro reuniu gestores do IPMB para apresentação de novos recursos do aplicativo, entre eles, o módulo de Perícia Médica que irá permitir aos segurados do RPPS fazer agendamento de perícias médicas e atendimentos psicossociais, de modo online, a partir do local onde estiverem. A previsão é de que a nova ferramenta passe a entrar em funcionamento a partir de setembro deste ano.

Outra nova função será a possibilidade de os servidores efetivos municipais realizarem a consulta dos processos administrativos e de concessão de benefícios em andamento no Instituto. Atualmente, é possível fazer a simulação de aposentadoria e fazer a revisão (acompanhamento) dos processos de concessão de aposentadoria em tramitação na IPMB. O aplicativo também poderá ser utilizado para consultar o comprovante anual de rendimentos para fins de restituição de imposto de renda (Cédula C). “Até agosto deste ano, temos a previsão de já disponibilizar aos nossos segurados e beneficiários a consulta aos rendimentos anuais de 2021”, explica Dhony Vale.

Durante a reunião, os gestores apresentaram sugestões de ajustes nas novas funcionalidades do aplicativo, desde a nomenclatura das funções até possíveis ajustes para facilitar o acesso dos segurados e beneficiários à ferramenta tecnológica. “Ao longo do tempo de funcionamento do app, ajustes novos poderão ocorrer para corrigir inconsistências na ferramenta”, detalha o diretor.