“A Previdência É Nossa” atinge mais de 300 servidores efetivos no primeiro semestre

O projeto “A Previdência É Nossa”, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), completou três meses de existência e já atingiu mais de 300 servidores (as) efetivos (as) do município de Belém, em encontros realizados no primeiro semestre deste ano. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (21/07). Iniciado em abril, o projeto se estenderá até o final deste ano. O objetivo é disseminar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sistema de previdência social que assegura a concessão de aposentadoria aos servidores titulares de cargo efetivo e de pensão por morte aos seus dependentes.

Iniciativa inovadora de educação previdenciária idealizada pela presidente do IPMB, Edna D’Araújo, a programação conta com palestras realizadas por ela própria e pelos demais profissionais do próprio Instituto, voltadas ao esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do RPPS e compartilhamento de dados atualizados da Previdência Municipal, como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento de aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, entre outras informações financeiras. Servidores públicos do IPMB, IASB, SEJEL, SEMAD, FUMBEL, SESMA, SEMEC, SEMOB, Gabinete do Prefeito, SECONT, PROMABEN e SEMMA já estiveram na programação.

A coordenadora do projeto, Gisele Batalha, explica que foi elaborado um calendário de atividades internas para prosseguimento das ações no segundo semestre. “Será realizada uma reunião de apresentação do projeto, prevista para ocorrer na primeira quinzena de agosto, com representantes das secretarias e demais entidades municipais que ainda não receberam a programação”, explica. Para a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, os resultados mostram que o projeto está atingindo os objetivos previstos. “Estamos gratificados com a participação dos servidores efetivos nos encontros. Queremos fazer com que cada servidor se aproprie efetivamente da sua previdência”, destacou.